21.9.15

António de Oliveira Nunes | Percurso artístico



António José de Oliveira Nunes nasceu em Soure em dezembro de 1964 e vive em Lisboa onde tem o seu atelier. 

Divorciado, tem dois filhos, o Guilherme e a Benedita.

Profissionalmente, é médico – cirurgião plástico e reconstrutivo

De memória, registada com saudade, o período de residência na ilha Terceira - Açores (de setembro de 1974 a setembro de 1983) onde frequentou a Escola Primária da Base Aérea das Lajes e a Formação de Ensino Preparatário e Secundário, respectivamente no Ciclo da Praia da Vitória e no Liceu de Angra do Heroísmo. Uma ligação que se mantem até agora através de actividade profissional na ilha e da aquisição de uma residência secundária na freguesia das Cinco Ribeiras.


Iniciou o Curso Superior de Pintura e Escultura da ESBAL, mas é essencialmente um autodidacta. 


Desde 1987 - a sua primeira exposição de pintura no Hospital de Santa Maria, tem apresentado trabalhos em várias ocasiões. 

Em 1990, participa numa exposição colectiva de pintura da Fundação Portuguesa de Cardiologia no Forum Picoas e em 1992 volta a expor individualmente na Galeria Art'ea-Oeiras. 

Em 1996 apresenta pela primeira vez trabalhos de escultura tendo como tema Os Presépios, desta vez no Hospital Egas Moniz. Ainda no mesmo ano é responsável pelo Design e Imagem do 25ª Reunião Nacional da Sociedade de Cirurgia Plástica de Lisboa. 

Em 1997 assume o Design e Imagem do Congresso Europeu de Cirurgia Plástica de Lisboa, e efectua nova esposição individual no Egas Moniz. 

Os anos de 1998 e 1999 registam exposições individuais de pintura no Instituto de Medicina Tropical. 

Em 2000 participa na exposição colectiva da Fundação Abraço, no Espaço Saldanha. 

Já em 2001 expõe no Porto com o tema “As Gordas”, aquando do Iº Congresso de Obesidade, realizado no Hospital de Santo António, e em Lisboa, na Galeria A.M.A., entre 22 de setembro e 4 de janeiro de 2002. 

Em janeiro de 2002, apresenta ainda a exposição “Formosuras & Texturas” na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. 

Em 2003, na Casa Decor – Cascais, participa numa instalação de pinturas e peças dos antiquários Ana Salgueiro e Virgílio Seco.

Em Outubro de 2015, é convidado pela segunda vez a expor em Angra do Heroísmo, no Centro Cultural e de Congressos. Intitulada "ART&tudes' em Título", a exposição fica patente ao público durante todo o Outono.

Colabora regularmente como ilustrador em revistas científicas, de decoração e obras de ficção. 

Integrou como convidado o Livro Internacional “Transformações” - editado na Bahia, Brasil – sobre artistas plásticos/ cirurgiões plásticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Fale comigo